Menu fechado

NOTA OFICIAL DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ DE PESAR E LUTO PELA MORTE DA TRAVESTI ‘LADY GAGA’

Na semana do orgulho LGBTI+, infelizmente hoje amanhecemos com a trágica notícia do assassinato da travesti conhecida por “Lady Gaga” de maneira covarde, dentro de um coletivo no terminal de ônibus Cais de Santa Rita no centro do Recife, a qual veio a falecer no local.

O suspeito desse crime cruel, identificado como Daniel José de Freitas, de 22 anos, bem como um adolescente de 17 que participou do crime, foram levados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, onde foram autuados em flagrante.

A triste notícia vem mais uma vez mostrar que o Brasil continua liderando o ranking como o país que mais mata pessoas Trans no mundo e, com a morte precoce da vítima aos seus 30 anos, demonstra-se novamente que a expectativa de vida de uma pessoa trans neste país não passa dos 35 anos.

Cabe ressaltar que, conforme a decisão do Supremo Tribunal Federal de 13 de junho de 2019, caso seja comprovado que o motivo do crime tenha indícios de natureza de Transfobia, poderá ser agravado e os culpados devem se enquadrar também no crime de racismo.

A violência de gênero que acontece no estado de Pernambuco resulta em números alarmantes de Feminicídios, sendo que dentre esses casos há as mulheres trans e travestis. Os dados demonstram ainda a necessidade de discussão sobre violência de gênero em nossa sociedade, no sentido de acolher o respeito e a equidade e assim a diminuir os crimes de feminicidio e transfobia.

Pedimos às autoridades competentes que as investigações sejam conduzidas da melhor forma possível com apuração e punição exemplar dos responsáveis e que o crime não fique impune e não seja apenas mais uma estatística.

A Aliança Nacional LGBTI, desde já vem através dessa nota demonstrar solidariedade aos amigos e familiares da Lady Gaga, comprometendo-se a acompanhar o caso.

Homofobia no Brasil é crime. Vamos continuar na luta de fazer o cumprimento da Decisão proferida pelo o Supremo Tribunal Federal em 19 de junho de 2019 relativa à Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 26 e ao Mandado de Injunção nº 4733.

25 de junho de 2020

Toni Reis
Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

Maria do Céu
Coordenação Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ / PE

Robson Lourenço da Silva
Coordenação Adj. Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ / PE
Coordenação Adj. De Comunicação da Aliança Nacional LGBTI+

Sergio Pessoa
Coordenação Municipal da Aliança Nacional LGBTI+ em Recife / PE

Sobre a Aliança Nacional LGBTI+ – A Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com representação em todas as 27 Unidades da Federação e representações em mais de 150 municípios brasileiros. Possui 47 áreas temáticas e específicas de discussão e atuação. Tem com missão a promoção e defesa dos direitos humanos e da cidadania da comunidade brasileira de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI+) através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. A Aliança é colaboradora do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É pluripartidária e atualmente tem mais de 1000 pessoas físicas afiliadas. Destas, 47% são afiliadas a partidos políticos, com representação de 27 dos 33 partidos atualmente existentes no Brasil. https://aliancalgbti.org.br/ Conheça a Central de Denúncias LGBTI+ https://bit.ly/2vRiXyr

Nota publicada em 25/06/2020.