Menu fechado

DENUNCIA: TRANSFOBIA CONTRA CRIANÇAS TRANS NO DIA DA VISIBILIDADE TRANS

ALIANÇA NACIONAL LGBTI+

No dia 29 de janeiro de 2021, em que se comemora nacionalmente o Dia da Visibilidade Trans, a Coordenadora Nacional da Área de Proteção e Acolhimento de Crianças e Adolescentes LGBTI+ e o Coordenador Nacional da Área Jurídica da Aliança Nacional LGBTI+ estiveram no Ministério Público do Estado do Paraná protocolando uma Notícia Crime em face de um vereador, uma vereadora e um cidadão, todos do município de Curitiba, por postagens em redes sociais que atacam a existência de crianças trans.

Tudo começou quando a prefeitura Municipal de Curitiba fez uma postagem onde reuniu fotos de ativistas trans que atuam na cidade, com frases sobre visibilidade trans: https://www.facebook.com/PrefsCuritiba/posts/3938759066167868.

Eram quatro adultos trans e, na última foto, Thamirys Nunes e sua filha, falando sobre a existência de crianças trans e a necessidade de respeito e proteção.

No entanto a postagem feita nas redes sociais sofreu graves ataques de cunho transfóbico, tendo inclusive vereadores como entusiastas. O que se percebe, é que com toda a pressão orquestrada, ao final da noite do dia 27, a Prefeitura excluiu a foto de Thamirys e sua filha. Importante salientar que dentre todas as fotos, essa foi a que teve o foco dos ataques preconceituosos, ofensivos e desrespeitosos de forma direta e sem censura.

Pela gravidade da situação, a mãe da criança trans representada na foto, a Sra. Thamirys Nunes, que é Coordenadora de área específica da Aliança Nacional LGBTI+, decidiu apresentar esta notícia crime, para preservar a dignidade de sua família.

A Promotora de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos da comarca de Curitiba foi acionada e já informou que determinou a abertura de três inquéritos policiais para apurar as condutas delituosas apontadas pela Aliança Nacional LGBTI+. O caso deve ser investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital.

Mais informações:
Toni Reis – Presidente da Aliança Nacional LGBTI+
41 9 9602-8906

Thamirys Nunes – Coordenadora Nacional da Área de Proteção e Acolhimento de Crianças e Adolescentes LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI+
41 9 8408-8085

Marcel Jeronymo – Coordenador Nacional da Área Jurídica da Aliança Nacional LGBTI+
41 9 9740-1560

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *