Curitiba, 5 de setembro de 2018 – 32 empresas e organizações não governamentais, que juntas empregam mais de 100 mil pessoas no Brasil, se uniram para assinar uma carta de apoio à diversidade, ao respeito e à inclusão de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTI+) no local de trabalho no Brasil. A carta de apoio, divulgada hoje pelas organizações não governamentais brasileiras Grupo Dignidade e Aliança Nacional LGBTI em conjunto com a organização Out & Equal Workplace Advocates, pede que os/as candidatos/as à presidência do Brasil nas eleições de 2018 reconheçam a importância da diversidade e da inclusão no local de trabalho de todas as pessoas no Brasil, inclusive as pessoas LGBTI+. O primeiro turno das eleições para presidente acontece em 7 de outubro.
As 25 empresas que apoiam a carta representam empresas brasileiras e multinacionais de destaque. São elas: Accenture, Braskem, Cigna, Citi, The Dow Chemical Company, GE, GOL, Google, IBM, International Flavors and Fragrances, J.P. Morgan, J Walter Thompson, Kimberly-Clark, LinkedIn, Machado Meyer, Mattos Filho, Microsoft, Natura, Nike, Oracle, Pinheiro Neto Advogados, Salesforce, Sodexo, TozziniFreire Advogados e Uber. Outras organizações que apoiam a carta incluem Human Rights Watch, Open For Business, OUTstanding e The Council for Global Equality.
“Estas empresas incríveis – líderes em suas indústrias no Brasil e no mundo – estão demonstrando publicamente seu apoio para a inclusão das pessoas LGBTI+ no local de trabalho não só porque é a coisa certa a se fazer, mas porque também sabem que é bom para os negócios e é bom para o Brasil,” afirmou Erin Uritus, a presidente da Out & Equal. “Estas empresas investem em práticas que possibilitem que seus funcionários LGBTI+ se sintam acolhidos e respeitados e possam trazer tudo de si para o trabalho. Consequentemente, as empresas vêm colhendo os benefícios de tais políticas e práticas em seus locais de trabalho.”
Pesquisas demonstram cada vez mais que práticas inclusivas no local de trabalho têm um impacto positivo sobre a cativação, o recrutamento e a retenção dos funcionários, além de promover culturas colaborativas, produtivas e inovadoras no local de trabalho. O mais recente relatório da Open for Business ilustra a importante contribuição da diversidade e da inclusão para empresas prósperas e cidades vibrantes.
“Diversidade, respeito e inclusão são valores que todos nós compartilhamos,” disse Toni Reis, diretor executivo do Grupo Dignidade e diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI. “Estes valores estão em jogo nas próximas eleições presidenciais no Brasil, e muito nos alegra saber que as empresas, assim como nós, estão preocupadas com a inclusão das pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho, em respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos e à Constituição Federal.”
Acesse a Carta
Clique aqui para ler a carta de apoio na íntegra.
###
SOBRE A ALIANÇA NACIONAL LGBTI+
A Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Teve seu registro formal em 2003, passando a atuar como uma rede em 30 de maio de 2009, inicialmente na forma de uma lista de discussão na internet. Em 2016, deu início à organização do seu trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania, em especial da comunidade LGBTI+, nos estados brasileiros através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. Mais informações: www.aliancalgbti.org.br
SOBRE A OUT & EQUAL
Fundada em 1996, a Out & Equal trabalha com empresas, organizações e agências governamentais para garantir locais de trabalho diversos e inclusivos, nos quais todos os funcionários – incluindo os funcionários LGBTI+ – possam trazer tudo de si para o trabalho todos os dias. Mais informações: www.outandequal.org
SOBRE O GRUPO DIGNIDADE
O Grupo Dignidade é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Foi fundado em 1992 em Curitiba, sendo pioneiro no Paraná por ser o primeiro grupo organizado no estado a atuar na promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+). Desde o início, foi atuante neste sentido e, junto com outros grupos da época, ficou à frente do processo de formação de entidades LGBTI+ locais e nacionais, como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e a rede que passaria a ser a Aliança Nacional LGBTI+ em 2009. Foi a primeira organização LGBTI+ no Brasil a receber o título de Utilidade Pública Federal, por decreto presidencial em 05 de maio de 1997, e sua atuação sempre ocorreu tanto no nível local como no âmbito nacional. Mais informações: www.grupodignidade.org.br
CONTATOS
Toni Reis
Diretor Presidente
toni.reis@grupodignidade.org.br
(41) 9-9602-8906
Ananda Puchta
Coordenadora de Organismos Internacionais
ananda.puchta@grupodignidade.org.br
+1 (415) 601-3874
Humberto Souza
Coordenador de Comunicação
humberto.souza@grupodignidade.org.br
(41) 9-8469-5966