Menu fechado

NOTA DE CONGRATULAÇÕES E APOIO DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+

A Claudia López, prefeita eleita Bogotá.

Ilustríssima Prefeita,
Nós, da Aliança Nacional LGBTI+, organização sem fins lucrativos e com atuação internacional, cujo principal objetivo é a promoção e defesa dos direitos humanos e da cidadania de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transexuais e intersexuais, a cumprimentamos.
No último dia 27 de Outubro de 2019, diversos países sul-americanos passaram por eleições. Neste cenário alguns resultados positivos para o avanço democrático vieram à tona, dentre eles a eleição da primeira mulher lésbica, para a prefeitura da capital Colombiana, Bogotá.
A eleição da ex-Senadora, Claudia López, membro da Aliança Verde e grande articuladora da luta contra a corrupção em seu país, demonstra ao mundo a ascensão política da comunidade LGBTI+ e apresenta a um país conservador, onde os direitos desta comunidade não são plenamente garantidos, que não há obstáculos capazes de impedir os avanços da luta por direitos humanos e igualdade de gênero.
Claudia López rompe barreiras em toda a América latina, região onde nunca houve em nenhuma de suas capitais um membro da comunidade LGBTI+ como autoridade política em cargos do poder executivo, e ainda assina mais um capítulo marcante na história ao proferir seu discurso da vitória e declarar que fará um governo pautado na construção de uma sociedade mais igualitária, com educação de qualidade através da participação popular, se mostrando como força contrária à velha política exercida há séculos nessa região do planeta.
“Bogotá não apenas votou para que a cidade mude nos próximos quatro anos, mas também para que essa geração mude toda nossa sociedade. Votou para que, através da cultura cidadã, da educação de qualidade e da igualdade, derrotemos o machismo, o racismo, o classismo, a homofobia e a xenofobia” (Claudia López)
Tal feito demonstra ao Brasil e a quem quer que seja a força que a comunidade LGBTI+ unida tem, e que tal poder deve ser potencializado através de alianças que busquem o bem comum, a garantia dos direitos já conquistados, o impedimento de quaisquer que sejam os retrocessos que tentem se erguer, fazendo com que as sombras do conservadorismo, dos extremismos e fundamentalismos religiosos não sejam ameaças à luz da diversidade humana.
Por este motivo, a Aliança Nacional LGBTI+ parabeniza a nova prefeita Claudia López pelo resultado obtido nas urnas, lhe desejando antes de tudo sabedoria para gerir o mandato, força para enfrentar os desafios que poderão surgir e também se alegra por mais uma vez a força da mulher romper os limites de imposições sociais retrógradas.
A Aliança Nacional LGBTI+ se coloca à disposição da Prefeita eleita, para que juntos possamos construir um mundo melhor e mais igualitário.

29 de outubro de 2019,

PR. GREGORY RODRIGUES ROQUE DE SOUZA
Coord. Aliança Nacional LGBTI+ MG

GLEYK SILVEIRA
Coord. Aliança Nacional LGBTI+ MG

MATEUS CESAR
Advogado
OAB/PR 86.134

TONI REIS
Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

#

Sobre a Aliança Nacional LGBTI+ – A Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com representação em cada uma das 27 Unidades da Federação e representações em mais de 150 municípios brasileiros. Trabalha com a promoção e defesa dos direitos humanos e da cidadania da comunidade brasileira de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI+) através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. A Aliança é pluripartidária e atualmente tem em torno de 800 pessoas físicas afiliadas. Destas, aproximadamente 50% são afiliadas a partidos políticos, com representação de 30 dos 32 partidos atualmente existentes no Brasil. https://aliancalgbti.org.br/ aliancalgbti@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *