Menu fechado

Curso de Cidadania LGBTI+, Participação Social e Políticas Públicas

Curso de Cidadania LGBTI+, Participação Social e Políticas Públicas (Semipresencial)

Inscreva-se até 13 de maio de 2020 pelo site:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSew_eySU631LSnvYs5lbCmNpYqNDToEA10Sy7akpxWnrVeZSQ/viewform

Sobre o curso:

O curso está vinculado ao Projeto Observatório de Políticas Públicas para LGBTI+ no Estado do Rio de Janeiro, sob o Convênio nº 892959/2019 – MMFDH, estabelecido entre o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e a Aliança Nacional LGBTI+.

Para sua realização estão envolvidas as seguintes instituições parceiras: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+; Universidade Federal do Rio Grande; Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Currículos, Identidades e Culturas; Instituto Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ainda, conta com os seguintes apoios: a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPGE-RJ), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ), o Programa Estadual Rio sem Homofobia (Governo do Estado do Rio de Janeiro) e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS/Prefeitura do Rio de Janeiro).

O curso terá carga horária total de 120 horas, ocorrerá de forma semipresencial via plataforma Moodle, além de um encontro presencial obrigatório.

Serão 500 vagas, sendo 250 para pessoas moradoras no Estado do Rio de Janeiro que deverão participar das atividades virtuais e presenciais e 250 para interessadas/os de outros Estados que além das aulas virtuais realizarão atividades alternativas virtuais e obrigatórias referentes às aulas presenciais. Haverá seleção e as vagas são destinadas, em ordem de prioridade para: ativistas LGBTI+, gestoras/es, pesquisadores/as da temática, comunidade LGBTI+ e ativistas de outros movimentos sociais.

IMPORTANTE 1: Será solicitado somente às pessoas selecionadas o envio de comprovante de residência em seu nome (ou declaração de residência acompanhada de comprovante, caso esse esteja em nome de outra pessoa). Se o documento não for enviado no período indicado no cronograma, procederemos à exclusão e substituição pela próxima pessoa da lista de espera.

IMPORTANTE 2: É obrigatório o envio de carta de intenção para todas/os inscritas/os. É obrigatório o envio de declaração de vínculo para ativistas, pesquisadoras/es, docentes, estudantes, gestoras/es.

IMPORTANTE 3: As eventuais despesas para comparecimento às atividades presenciais são de responsabilidade da/o discente.

Do Programa

O curso será dividido em 4 módulos: 1. Política Pública: uma Introdução Geral; 2. Orçamento, Governo e Estado; 3. Estado, cidadania LGBTI+ e sociedade civil e 4. Accountability ou controle social e avaliação de Políticas Públicas.

Dos Encontros Presenciais

Os encontros presenciais ocorrerão nos polos de São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Rio de Janeiro. Em cada polo será realizado 1 encontro. Os encontros presenciais ocorrerão em 11 e 18 de julho e os locais serão divulgados em momento oportuno e respeitando as orientações oficiais sobre o COVID-19. Para as/os residentes fora do Estado do Rio de Janeiro haverá atividades obrigatórias equivalentes às aulas presenciais.

Do Tempo de Duração

Maio a Julho de 2020

Da Certificação

O curso fornecerá certificado assinado pelas instituições proponentes às pessoas com 75% de aprovação nas atividades virtuais e presenciais propostas.

CRONOGRAMA DO CURSO

Inscrições: 23 de abril a 13 de maio

Seleção dos Cursistas: 14 a 16 de maio

Divulgação do Resultado da seleção: 16 de maio

Contestação do Resultado: 17 de maio

Início do Curso – Módulos EAD: 18 de maio de 2020

Prazo para envio de comprovante de residência: 21 de maio

Encontros presenciais: 11 e 18 de julho de 2020 (locais a confirmar)

Certificação: Julho de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *