Menu fechado

NOTA OFICIAL DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ DE CONGRATULAÇÃO À EMPRESA DIAGONAL

Quando pensamos que não há mais luzes no decorrer do túnel de nossa caminhada de lutas pelo reconhecimento dos direitos humanos e da diversidade, encontramos pelo trajeto atitudes que fazem a diferença ante um emaranhado de conflitos eivados de preconceitos.

Exemplos como estes podem ser vistos em ações como esta da empresa Diagonal, uma empresa que além de atuar em território nacional está presente também em Maputo – Moçambique, desenvolvendo através do trabalho de consultoria a promoção da integração das dimensões sociais, econômicas, jurídica, urbanística, engenharia, entre outras.

A Diagonal mantém em sua estrutura uma equipe multidisciplinar composta por especialistas, mestres e doutores, com mais de 200 colaboradores, já tendo atuado em mais de 21 países, trabalhando diretamente com cerca de 1.000.000 de famílias em cerca de 760 municípios.

Observando a necessidade de promover a inclusão da diversidade sexual e a garantia dos direitos humanos nos quadros da empresa, o Coordenador Titular da Área de Serviço Social da Aliança Nacional LGBTI+, Jorge Fernando, que também compõe o quadro de funcionários da empresa em questão, propôs a criação de um comitê de diversidade dentro da organização, com vistas à construção de parâmetros que permeiam o contexto LGBTI+ no ambiente de trabalho. As discussões para implantação do referido projeto iniciaram ainda no mês de junho, fazendo com que o mesmo tenha sua oficialização já no dia 17 de julho do corrente ano.

O objetivo do comitê proposto é promover o debate no tocante às responsabilidades do setor empresarial em relação aos direitos humanos, à promoção da empregabilidade LGBTI+, da real inclusão da diversidade e da equidade de gênero no mercado de trabalho. Seguindo seus propósitos o comitê tem também em suas propostas a implantação de grupos de trabalho para discussões acerca dos direitos LGBTI+, de raça, etnia e gênero, promovendo seminários temáticos, capacitações profissionais sobre identidade de gênero, possibilitando mecanismos de enfrentamento a toda forma de preconceitos e discriminação.

Todas estas atividades promovem no ambiente de trabalho um clima de real pertencimento, reconhecendo que cada realidade presente na história de vida dos colaboradores é importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade que em suma reconheça o ser humano de forma integral.

É mister salientar que ações como estas devem servir de exemplo a todas as empresas, para que assim contribuam para a construção de pontes ao invés de muros em nossa sociedade, garantindo o devido cumprimento da Constituição Federal, reconhecendo a importância de cada profissional, promovendo real enfrentamento à LGBTIfobia e demais formas de preconceitos.

Neste ínterim, a Aliança Nacional LGBTI+ parabeniza a empresa Diagonal por sua atitude em ter aceito a proposta de implantação do referido projeto, desejando que tal ação seja espelho para muitas outras instituições.

Reconhecer a necessidade da mudança é o primeiro passo para o sucesso.

14 de julho 2020

Toni Reis
Diretor-Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

Pr. Gregory Rodrigues Roque de Souza
Coordenador Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ em MG
Coordenador Nacional de Notas e Moções da Aliança Nacional LGBTI+

Fernando G. Henderson
Líder do Board Corporativo
Coordenador de Área Corporativa da Aliança Nacional LGBTI+

Jorge Fernando
Coordenador Nacional da Área de Serviço Social da Aliança Nacional LGBTI+
Coordenador do Projeto Trans Equality – Maceió/AL

#

Sobre a Aliança Nacional LGBTI+ – A Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com representação em todas as 27 Unidades da Federação e representações em mais de 150 municípios brasileiros. Possui 47 áreas temáticas e específicas de discussão e atuação. Tem com missão a promoção e defesa dos direitos humanos e da cidadania da comunidade brasileira de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI+) através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. A Aliança é colaboradora do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É pluripartidária e atualmente tem mais de 1000 pessoas físicas afiliadas. Destas, 47% são afiliadas a partidos políticos, com representação de 27 dos 33 partidos atualmente existentes no Brasil. http://aliancalgbti.org.br/ Conheça a Central de Denúncias LGBTI+ https://bit.ly/2vRiXyr

Nota publicada em 14/07/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *