Menu fechado

NOTA OFICIAL DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ANDRÉ PIVA

É com grande pesar que a Aliança Nacional LGBTI+ comunica o falecimento do grande arquiteto André Piva.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/08/06/morre-no-rio-o-arquiteto-andre-piva.ghtml

Gaúcho, nascido na cidade de Caxias do Sul – RS, André Piva faleceu na noite do passado dia 05 de agosto do corrente ano, no Hospital Copa Star, em Copacana, onde seguia internado devido a uma leucemia linfocítica aguda.

Piva atuava nacional e internacionalmente, tendo ficado conhecido por seu estilo despojado de desenvolver projetos arquitetônicos, merecendo destaque nos mais variados veículos de imprensa em diversos países.

Sua atuação surpreendia a todos, elencando em sua carta de clientes políticos, grandes empresários e artistas. Atuante arquiteto na cidade do Rio de Janeiro, alguns de seus projetos executados tornaram-se emblemáticos, podendo ser citados Marina Palace, Cinema Leblon e sua própria casa, além de contar com inúmeras participações na Casa Cor.

André Piva, de 52 anos, ao lado de seu esposo, o estilista Carlos Tufvesson, fez história em nosso país, após lutarem por 16 anos para conseguirem realizar a oficialização de seu casamento ante a justiça brasileira, tornando-se assim o casal responsável por incentivar o então governador carioca, Sérgio Cabral, a ingressar na mais alta corte de Justiça do País, o Supremo Tribunal Federal – STF, para que o mesmo reconhecesse em esfera nacional as uniões homoafetivas.

A conquista da oficialização da União fora celebrada com muita pompa no Museu de Arte Moderna em 2011, contando com a presença de grandes nomes da televisão brasileira como convidados, a exemplo, Miguel Fallabela, Boninho e Cristiane Torloni.

André Piva deixa uma lacuna em toda a comunidade LGBTI+ brasileira, ficando assim a nossa gratidão, carinho e reconhecimento a todos os seus gestos de amor que consequentemente tornaram-se gestos políticos para todos.

Ao esposo, Carlos Tufvesson e a toda família e amigos, nossos sentimentos. Que o exemplo da história de vida que André Construiu seja conforto neste momento tão doloroso.

Onde quer que esteja, André, continue abrilhantando nossas vidas…

06 de agosto de 2020

Toni Reis
Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

Rafaelly Wiest
Diretora Administrativa da Aliança Nacional LGBTI+

Cláudio Nascimento
Diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+

Pr. Gregory Rodrigues Roque de Souza
Coordenador Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ em MG
Coordenador Nacional de Notas e Moções da Aliança Nacional LGBTI+

Patrícia Esteves
Coordenadora Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ no Rio de Janeiro

Eliseu Neto
Coordenador de Advocacy da Aliança Nacional LGBTI+ no Senado Federal

Júlio Moreira
Coordenador Municipal da Aliança Nacional LGBTI+ na Cidade do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *