Menu fechado

NOTA OFICIAL DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+DE REPÚDIO AOS ATAQUES À DEMOCRACIA EM RIBEIRÃO DAS NEVES-MG

A luta pela garantia da democracia é algo essencial para que nossa sociedade siga caminhando devidamente estruturada nos pilares que garantam a igualdade de direitos e a liberdade de lutas. Porém todos sabemos que as oposições existem e sempre existirão, mas deverão sempre ser combatidas quando estas ultrapassem os limites do respeito.

O estado democrático de direito segue sendo ameaçado nas mais diversas instâncias, políticas ou não, por meio de perseguições e ataques às manifestações de opinião e/ou à formação de organizações que se atrevam a defender as liberdades individuais e a combater os fantasmas do fascismo.

Fatos como este supracitado ocorreram na cidade mineira de Ribeirão das Neves, onde após a formação de um grupo de jovens LGBTI+, organizado para discutir e colocar em prática pautas que envolvam a referida comunidade em nível municipal, sofreram ataques perpetrados por meio de aplicativos de mensagens com ameaças à integridade física dos mesmos e piadas LGBTIfóbicas.

Tais ataques foram direcionados por um movimento autodenominado “Endireita Minas”, organização esta fortemente amparada em ideais da extrema direita política do país, onde um jovem expunha os referidos jovens, que juntamente com nossa coordenação estadual adjunta haviam organizado uma Live para tratar da temática das eleições deste ano.

Vale salientar que os jovens envolvidos vivem em situação de vulnerabilidade, em uma cidade que ainda nos tempos presentes não registrou em sua história um político sequer que tenha voltado seus esforços para a garantia de direitos fundamentais da comunidade LGBTI+, deixando-os pelo decorrer do caminho à margem da sociedade, literalmente jogados à própria sorte!

As propagações das conversas ofensivas em questão seguem até o presente momento causando profundo transtorno e incômodo além de colocar mais uma vez em risco a integridade física dos referidos jovens, sendo urgente que o poder público no uso de suas atribuições legais tome providências para a preservação da vida dos mesmos.

Em pleno ano de 2020 ainda necessitamos combater discursos de ódio pautados em vieses antipolíticos e antidemocráticos, literalmente escorados no desconhecimento das leis da república e em um profundo desespero e despreparo para a convivência democrática e igualitária.

É mister salientar que hoje em nosso país, graças à mais alta corte de justiça, o Supremo Tribunal Federal – STF, temos o reconhecimento legal dos crimes de LGBTIfobia como crimes de racismo, crimes estes inafiançáveis e imprescritíveis, ou seja, não estamos desamparados!

Ora, a estes que se dizem paladinos da moral, dos bons costumes e defensores da pátria pergunta-se: por que não conseguem compreender o jogo democrático, por que não conseguem se propor ao debate político de forma madura, por que não foram apresentadas ideias plausíveis para a melhoria da cidade de Ribeirão das Neves? Diante de tais fatos ocorridos só nos resta crer que não possuam nenhuma das características necessárias para serem realmente patriotas!

A construção de uma nação justa e devidamente igualitária, onde todos e todas sejam respeitados e possam conviver em harmonia, é uma nação onde haja respeito, onde existam políticas públicas propositivas devidamente preocupadas com as realidades e necessidades locais, onde as liberdades individuais sejam garantidas, onde os direitos humanos sejam o pilar básico de sustentação de todas as ações, onde as leis da república e sua constituição sejam honradas e não vilipendiadas.

Sendo assim, a Aliança Nacional LGBTI+ manifesta seu profundo repúdio às atitudes do grupo “Endireita Minas”, solicitando que os mesmos se manifestem publicamente como forma de retratação aos jovens ofendidos, a fim de se reduzirem os danos e transtornos causados.

Outrossim, a Aliança Nacional LGBTI+ solidariza-se com os jovens diante dos ataques sofridos, parabenizando-os por se pautarem pelo real espírito democrático ao se organizarem para lutar por uma cidade e nação mais justa, onde todos e todas sejam respeitadas como são, onde os direitos e obrigações sejam garantidos sem distinção, e coloca-se à inteira disposição para prestar todo o suporte que se faça necessário a fim de se enfrentar os desafios que se puserem à frente na caminhada.

Lembrem-se sempre: “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”. (Aristóteles)

22 de agosto de 2020

Toni Reis
Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

Pr. Gregory Rodrigues Roque de Souza
Coordenador Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ em MG
Coordenador Nacional de Notas e Moções da Aliança Nacional LGBTI+

Gleyk Silveira
1º Coordenador Adjunto da Aliança Nacional LGBTI+ MG
Coordenador Nacional da Área de Gays da Aliança Nacional LGBTI+

Janaína Santos
2ª Coordenadora Adjunta da Aliança Nacional LGBTI+ MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *