NOTA OFICIAL DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+
O quesito representatividade é pauta longa de luta da comunidade LGBTI+. O ocupar dos espaços públicos, de mídia televisiva, impressa e radiofônica é essencial para que a exista a promoção dos direitos humanos e da cidadania da população LGBTI+.
Apesar das grandiosas tentativas de retrocessos em nossa sociedade, podemos observar uma luz do fim do túnel através de ações como as narradas nesta publicação:
Comerciais de Bradesco e Natura têm casais gays interraciais
Na publicação em questão temos a descrição de duas peças publicitárias, nas quais uma delas fora exibida no horário nobre da televisão brasileira, considerado o mais caro de toda a área da publicidade nacional. As referidas peças foram produzidas respectivamente a pedido do Banco Bradesco e da Empresa Perfumista Natura, e trazem aos telespectadores brasileiros a demonstração ampla da diversidade presente sexualidade humana.
Nas peças, encontramos casais gays interraciais, trocando presentes, afetos, demonstrando o amor sem amarras e desejando que o próximo ano seja um ano melhor, haja visto que vivemos um momento tênue, enfrentando uma grave pandemia.
Apesar de peças semelhantes exibidas em anos anteriores terem causado grande rebuliço das redes sociais, despertando a fúria de grupos conservadores fundamentalistas, a peça em questão não causou a princípio grandes reações contrárias, o que demonstra certo avanço na aceitabilidade da sociedade no tocante a pauta LGBTI+.
É importante salientar que ainda nos tempos presentes, pessoas LGBTI+ e pessoas Negras seguem sendo minorias nas peças produzidas para a TV e principais posts publicitários no Brasil, fato deveras preocupante.
Neste passo, a Aliança Nacional LGBTI+ parabeniza as duas empresas, Banco Bradesco e Natura pela grandiosa contribuição para a diminuição desta estatística citada anteriormente, promovendo a diversidade sexual, a cidadania e os direitos humanos, e consequentemente somando forças no combate à discriminação.
Uma sociedade mais justa e igualitária só será construída quando a grande maioria das empresas seguir o exemplo de ações como as narradas aqui.
22 de dezembro de 2020
Toni Reis
Diretor Presidente da Alianhça Nacional LGBTI+
Pr. Gregory Rodrigues Roque de Souza
Coordenador Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ em MG
Coordenador Nacional de Notas e Moções da Aliança Nacional LGBTI+
Robson Lourenço da Silva
Coordenação Adjunta de Comunicação na Aliança Nacional LGBTI+