NOTA OFICIAL
A Aliança Nacional LGBTI+ e o Grupo Dignidade vêm a público cumprimentar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela histórica decisão de paridade e equidade nas eleições internas do que é o maior conselho de classe do mundo.
OAB aprova cota racial e paridade de gênero em eleições da entidade | Congresso em Foco (uol.com.br)
A luta pelos Direitos Humanos deve ser travada diariamente e com muita vigilância nesses tempos sombrios. A OAB deu um grande exemplo neste dia 14/12/2020 ao decidir pela paridade de gênero e equidade racial em suas eleições internas. A Instituição honra seus 90 anos de história e seus membros ao decidir estar na vanguarda em temas considerados espinhosos pela sociedade.
Metade dos integrantes da Ordem são mulheres, alguns estados possuem representação feminina maior que a masculina, entre os integrantes mais jovens, de até 25 anos, a representação feminina é maior que a masculina em quase o dobro da proporção. Essa decisão histórica garantirá que os espaços de poder sejam representados por aquelas que sabem na pele quais são as dores que sentem e isso é digno de muitas congratulações.
Além disso, em um país com racismo estrutural e institucional como é o caso do Brasil, a aprovação das cotas de 30% por 10 eleições (30 anos) representa que a autarquia está empenhada em dar início a um processo de reparação histórica à população que não é minoria em números, mas que ocupa pouquíssimos espaços de poder.
A aprovação de tudo isso sem o princípio da anualidade fazendo com que as regras já tenham validade nas eleições de 2021 fazem com que a Ordem seja um farol em uma conjuntura extremamente conservadora.
Neste sentido, a Aliança Nacional LGBTI+ reitera seus cumprimentos à Ordem dos Advogados do Brasil pela aprovação em questão, certos de que tal ação representa um marco em nossa sociedade, demonstrando mais uma vez o comprometimento desta colenda instituição com a defesa dos direitos humanos, com a garantia da justiça e da cidadania, contribuindo cada vez mais com o rompimento das amarras históricas do machismo.
14 de dezembro de 2020
Toni Reis
Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+
Pr. Gregory Rodrigues Roque de Souza
Coordenador Titular da Aliança Nacional LGBTI+ em MG
Coordenador Nacional de Notas e Moções da Aliança Nacional LGBTI+
Amanda Souto Baliza
OAB/GO 36.578
Coordenadora de Segurança Pública do Projeto Cumpra-se
Colaboradora de Advocacy
Colaboradora Jurídica
Aliança Nacional LGBTI+